Definições de “Apóstolos”
(√Bosch pp 228f para definições de Missão, Missões, etc. Também p. 390 de Bosch para “misseo dei”)
I. Definições no grego (Arndt e Gingrich e Brown)
A. Alguem é enviado (em literatura não cristã, era uma expedição naval; uma comissão expressa a ser enviado além-mar).
B. Um mensageiro (Fl. 2:25 [Epafrodito, apóstolo ou mensageiro dos Efésios] e 2 Cor. 8:23)
C. Um embaixador ou delegado com sua autoridade derivado daquele que o enviou. Brown diz (p. 234) que o emissário “tem planos poderes e é o representante pessoal de quem o enviou, estabelecendo-se uma conexão estreita entre quem envia e quem recebe a incumbência. . . .” (πεμπο dá ênfase apenas no ato de enviar.)
D. Procurador, alguem que tem plena autoridade em prol da outra para cumprir uma tarefa que normalmente se define com clareza.. No LXX não eram “missionários”; nos Profetas eram chamados “αποστολοs” pelo LXX (Brown, p. 235). Shedd, p. 10, fala que é baseado na palavra aramaica shaliah – o procurador. Podemos tomar iniciativas. Morris, p. 10 – “alguem enviado por Deus para um propósito especial e específico”.
E. A ênfase está sempre naquele que o enviou, ou deu a comissão, não no mensageiro por si.
II. Definições Bíblicas (é difícil discernir o conceito original no N.T. [Brown])
A. Sentido Limitado (Restrito)
1. Os Doze (inclusive Matias, não Judas [At 1:20-26; Mt 10:1-5; Ap 21:14]). Estes preencheram os dois requisitos básicos do apostolado no sentido restrito: eles acompanharam Jesus durante Seu ministério aqui, e eram testemunhas da Sua ressurreição (At. 1:20-22). Por causa disto eles tinham autoridade especial na Igreja (At 15:2, 4, 6; 2 Ped. 3:2).
Barth disse que os Doze eram o fundamento da Igreja (Ef. 2:20) e Paulo pôs o fundamento (1 Cor. 3:10). (Cp. com Rm 1:1-3.)
Osborne disse que não são os homens o fundamento, mas a sua proclamação, testemunho e confissão pela qual eles existem.
2. Os Doze, mais Paulo (Ef 1:1; 2:20 e 3:5 [Barth], Gal 1:17, 2:8; Rom. 1:1; 1 Cor. 9:1, 15:7-9; 1 Tm 2:7). Paulo qualifica ser apóstolo pelas palavras “pela vontade de Deus.” É uma eleição especial ao apostolado (Osborne). Variações deste ponto de vista incluem:
a. Os Onze e Paulo (1 Cor. 5:9)
b. Os Onze com Matias e Paulo um especial colocado mais tarde.
c. Os Doze com uma sucessão oficial (Ig. Cat. Rom.)
d. Os Doze com uma sucessão espiritual (alguns pentecostais).
B. Sentido Largo (irrestrito)
1. A identidade de apóstolos (Hb 3:1–Jesus é apóstolo também)
a. Os Doze mais alguns outros como Tiago, o irmão de Jesus (Gl 1:19), Barnabé (At 14:14), Adronicas e Junias (Rm. 16:7), Epafrodito (Fl 2:25) e alguém que acompanhou Tito (2 Co 8:18,23 [sentido não muito claro]). Lucas 11:49 refere a um grupo que parece ser maior do que os 12. Muitos dizem que depois deles não existem mais apóstolos (Robinson, p. 28, usando Ef. 2:20). No livro Vocábulos Bíblicos (ASTE) diz que o termo caiu em desuso por causa de abusos.
b. Delegados da Igreja enviados fora como pregadores (Barth, 437). Stott concorda dizendo que estes incluem plantadores de igrejas, líderes itinerantes, missionários pioneiros (pp. 160-161).
c. Osborne diz que Ef. 4:11 é uma descrição (não didática) e espera que há apóstolos hoje, mas não sabe quem são nem onde estão! (Aula, July 1983).
d. O Didaquê (início do 2º Século) mostra que uma geração de “apóstolos” surgiu mais tarde e que eram o que nós chamaríamos de missionários. Eles passavam de lugar em lugar, pedindo apenas hospedagem por um dia. Parece ser iguais os evangelistas do Apóstolo Paulo que levava o Evangelho às regiões não atingidas pelo Evangelho. A menção deles aqui estabelece com certeza o uso mais amplo da palavra “apóstolo” depois dos Doze, e depois do N.T. (Robinson, p. 98).
e. Stott crê que todos os crentes são enviados ao mundo como anunciadores do Evangelho (Rom. 10:15; Jo 13:16 [Stott, p. 160{inglês} ou 114{port.}]). (Usa a palavra αποσταλωσιν).
f. Alguem que é emissário aprovado do Senhor (Westcott).
g. Um mensageiro ou enviado (2 Cor 8:23) (Mitton, p. 39).
2. As Características e o trabalho dum apóstolo
a. Tem o dom de mestre e deriva a sua autoridade totalmente de Jesus (Stott, 22)
b. Algeum que abre campos novos (Rm 15:20).
c. Alguem pelo qual Cristo fala (2 Cor 13:3 [Hanson, p. 92]).
d. É chamado para um povo específico (Gl 2:8)
e. Alguem que representa a Igreja do Senhor (2 cor 1:4-11; Rm 16:4 [Hanson, 63]).
f. Alguem que carrega as marcas de Jesus (Fl 3:10; 2 Cor 4:10; Gl 6:17)
g. Alguem que tem autoridade para comissionar outros (1 Tm 1:16)
h. Alguem que cuida de sã doutrina (Hanson, p. 94)
i. Alguem que serve a Igreja total (Robinson, p. 97).
j. Algeum que faz milagres (2 Cor 12:12).
C. Resumo
Há confusão sobre os termos de apóstolo e missionário, mas é certo que os dois são enviados para fazer algo especial, cumprir uma missão. É enviado:
-por Deus (Ef 1:1; At 13:1-4)
-pela igreja (At 13:1-3)
-para fazer algo específico no exercício dos seus dons (At 9, etc.)
-é reconhecido pela igreja universal (At 15; Gal)
(√Harvie Conn, ed., Inerrancy and Hermeneutic, cáp. 10)
Efésios 1:1
O Que Significa Ser um “Apóstolo”?
Eu Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus,. . .(Ef 1:1).
O termo “apóstolo” tem sido muito usado e abusado. Depois do segundo século, caiu de uso entre os Cristãos, porque parece o abuso foi marcante, e com medo de errar, os crentes pararam de chamar pessoas com este nome. Nunca mais voltou a ser usado, a não ser agora, quando está sendo usado de forma muito diferente do que o sentido original.
Originalmente o termos apostolos no grego significava uma frota que ia para outra terra com uma missão a cumprir, ou comercial, militar ou político. Os chefes da missão tinham a autoridade conferida do governo enviador. Eles eram como embaixadores ou procuradores, com poderes de negociar e cumprir a vontade do país de origem.
Os escritores do Novo Testamento, debaixo da inspiração do Espírito Santo, utilizaram esta palava e este conceito para os discípulos do Senhor e para os eventuais enviados e pioneiros na evangelização e plantio de igrejas em lugares não alcançados. Todos os doze discípulos de Jesus saíram de Jerusalem após o estabelecimento da Igreja lá, e, com a exceção de Judas, o traidor, e Tiago, morto em Jerusalém, foram para outras terras com a mensagem do Evangelho. Tomé foi para a Índia e os outros para Europa e Ásia onde eles também deram as suas vidas para servir o Senhor.
Depois dos doze apóstolos, número especial e fechado, houve muitos outros, talvez incluindo o próprio Paulo. (Veja Atos 6:2:14 e 6:2; 1 Co 15:5 e Ap 21:14 para verificar este número.) Tiago, irmão de Jesus (Gl 1:19), Barnabé (At 14:4), Andrônica e Junias (Rm 16:7), Epafrodito (Fl 2:25) e alguem que acompanhou Tito (2 Co 8:18, 23-24) eram todos chamados com a palavra grega de apostolos. Eles eram de verdade enviados, embaixadores, pioneiros e missionários.
A palavra “missionário” começou ser usado apenas no Século XVI pelos Jesuitas que começaram enviar milhares de missionários ao mundo. Era uma tradução em Latim da palavra grega apostolo. Este nome passou para os protestantes no Século XIII e é usado largamente no mundo evangélico para indicar alguém que é enviado para outro lugar para cumprir uma missão. Esta pessoa deve ser alguém que vai atravessar barreiras culturais para fazer algo que Deus e sua igreja deseja. A terminologia não é bíblica e não tem definições claras no Brasil nos dia de hoje. Para alguns todos os crentes são “missionários”, e para outros os obreiros inferiores são chamados assim. Para outras pessoas, o “missionário” continua com aquela primeira definição, ligada ao termos apostolo.
Seja que for a nossa definição de “missionário”, a definição bíblica de apóstolo nunca vai mudar. Continua como no início – enviados e pioneiros. Talvez a gente pode chamar alguns dos nossos missionários de “apóstolos” – os pioneiros que levam o evangelho aonde não existe, como Paulo explicou. Com certeza um apóstolo não fica sentado num escritório, e não é, definitivamente, alguém que é um chefão de um movimento. É aquele que está indo, alcançando, servindo, e até morrendo em favor da missão de alcançar o mundo com a mensagem do amor e a salvação de Deus.