A filosofia educacional do Seminário JUVEP tem sido construída à luz do modelo deixado por Jesus Cristo, o Mestre dos mestres, para a formação daqueles que são chamados por Ele para dar continuidade à Sua obra aqui na terra. Por conseguinte, as respostas às questões metafísicas, epistemológicas e axiológicas de que trata a filosofia educacional são buscadas, em primeiro lugar, na Palavra de Deus. Isso nos leva a afirmar que os pressupostos teóricos e práticos de tudo o que oferecemos são, essencialmente, cristocêntricos.
As questões metafísicas da filosofia educacional do Seminário JUVEP dizem respeito ao Criador e à Sua criação: quem é Ele, como Ele criou todas as coisas, até onde se estende e até quando existirá a Sua criação e qual o relacionamento das coisas criadas entre si e com o Seu Criador (veja a Confissão de Fé). Acreditamos na Bíblia como registro inerrante e inspirado por Deus para nos instruir sobre estas questões. Portanto, reconhecemos Deus como a Origem, a Sustentação e o Domínio sobre todas as coisas. Todos os aspectos teológicos, ontológicos, cosmológicos e antropológicos que compõem o nosso sistema educacional devem refletir a sua relação com a existência e o propósito do Deus-Criador.
As questões epistemológicas dizem respeito ao conhecimento e à natureza da realidade. Como seres livres e racionais somos capazes de interagir com o mundo e questionar tudo o que não entendemos ou conhecemos. Mas nem a ciência, nem qualquer outra fonte nos dá mais entendimento do que a Palavra de Deus. Portanto, ela nos norteia, jorra luz e predomina sobre todas as outras fontes de conhecimento.
Essencialmente, qualquer formação acadêmica implica num exercício epistemológico sobre um determinado campo de interesse. Para nós, esse exercício na busca do conhecimento da realidade absoluta ou relativa, natural ou sobrenatural, objetiva ou subjetiva, concreta ou abstrata, racional ou espiritual começa com uma consulta ao Criador de todas as coisas, dirigida pelo Santo Espírito que habita em nós, à sua Revelação Escrita – A Bíblia Sagrada. É através das lentes da revelação de Deus que lemos o mundo, que aceitamos o testemunho de muitos dos que nos antecederam e que usamos conhecimentos obtidos pela investigação científica e de outros saberes. A compreensão da revelação de Deus também nos instrui e nos capacita para repassar o conhecimento adquirido para esta e as próximas gerações. Pois a Verdade de Deus é imutável, inalienável, indestrutível, incorruptível, redentora e perfeitamente adequada para todas as pessoas em todos os tempos.
A base axiológica para a proposta educacional do Seminário JUVEP igualmente é referenciada pelos valores do Reino de Deus explicitados em Sua Palavra. A partir do próprio Deus fluem todos os outros valores que julgamos saudáveis e benéficos à vida humana e, por conseguinte, para a formação dos que são chamados para o Seu serviço. O caráter ético de Deus nos norteia à tomada de decisões sábias na nossa interação com Ele, conosco, com o próximo e com a natureza. A busca de Deus para retomar o relacionamento quebrado do homem com Ele, através da redenção pela oferta sacrificial do Filho de Deus na Cruz, nos convence a dedicar nossas vidas nessa conquista.É sob esta visão filosófica que o Seminário Juvep tem definido sua proposta em relação aos cursos que oferece, aos perfis dos ingressos e egressos, à formação do corpo docente, às escolhas metodológicas e às práticas ministeriais. Assim sendo, as matrizes curriculares de todos os cursos que oferecemos compreendem um elenco de disciplinas estruturadas em cinco eixos, cada uma delas integrando teologia e missiologia. O primeiro eixo, que denominamos A Glória de Deus, concentra todas as disciplinas que auxiliam no desenvolvimento de um amor e temor mais profundo a Deus, o Senhor da nossa existência e que resulte em nossa total submissão e adoração a Ele. O segundo eixo, A Mensagem, compreende a dimensão do saber e objetiva capacitar o aluno a comunicar eficazmente a mensagem de Deus ao mundo. O terceiro eixo, O Mensageiro, integra as disciplinas que auxiliam o aluno na encarnação do Evangelho a fim de refletir os valores do Reino de Deus e o caráter de Cristo. O quarto eixo, A Igreja, reúne todas as disciplinas que ajudam o aluno no seu engajamento, formação e fortalecimento da Igreja de Cristo. Estas quatro dimensões do ensino se entrelaçam no Eixo Integrador, que oferece oportunidades de aplicação dos princípios bíblicos adquiridos no contexto pessoal, familiar, acadêmico e ministerial do aluno.